terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Oliveira do Douro (Cinfães)

Oliveira do Douro é uma freg'sia do concêlh' d'Cinfães, com 12,40 km² d'área, 1529 habitant'sh (ém 2011) e uma dénsidád' pop'laci'nal de 123,3 hab/km².

Porto Antigo, no encontro do Rio Bestança com o Rio Douro.
As formas medievais de colonização revelam-se em topónimos onde figuram os elementos "casal" e "vila", como Vila Nova e Vila Pouca. 0 nome "Montão" (talvez por Mondão) parece conter o elemento germânico "mund", o que não surpreende numa região onde o povoamento germânico se revela a cada passo na toponímia, a não ser que se trate de um grau do apelativo comum 'monte", visto que essa povoação se situa na encosta da grande elevação fortificada pelos primitivos habitantes.

Subindo a partir da margem esquerda do Douro, limitada a nascente pelo rio Cabrum e de poente pelo Bestança, o território desta freguesia aparece, desde o séc. XII pelo menos, incluído na pequena "terra" ou julgado de Ferreiros de Tendais. Este julgado que, como esta freguesia, sobe para o Montemuro, foi dado em apréstamo pelo Conde D. Henrique ao célebre Egas Gosendes para que o povoasse. Posterior- mente, foi prestameiro desta freguesia e vizinhas Mem Moniz (irmão do aio do primeiro Rei), o qual continuou a povoar este julgado, com sua mulher D. Cristina.

Nos meados do século XIII, o julgado de Ferreiros era formado das paróquias de S. Miguel de Oliveira e de S. Pedro de Ferreiros; mas nas inquirições de D. Dinis (fins do século XIII), no território actual da freguesia de Oliveira aparece incluída outra paróquia, a de S. Pedro da Ermida, na parte oriental (visto que existia nela, segundo as mesmas inquirições, o lugar de Montão).

A cerca de 300 metros de Porto Antigo, encontra-se a estação de comboios de Mosteirô, onde poderá sempre com o Douro no horizonte, viajar para a Régua ou para a cidade do Porto.
Vista do sítio de Boassas para o vale do Rio Douro...

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Wikipedia e Câmara Municipal de Cinfães) e fót'sh'aqui (Câmara Municipal de Cinfães e Panoramio (David Monteiro)).

Sem comentários: